CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS

Sábado tem Circuito Viva o Centro Solidário em edificações da Praça Rui Barbosa

Publicado em 10/05/2024 às 09:53
Compartilhar

Acontece neste sábado (11), a segunda etapa do Circuito Viva o Centro Solidário  (7ª do projeto original) promovido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) em parceria com a Fundação Cultural, Arquivo Público e Secretaria de Desenvolvimento Social. 

A partir das 14h, os participantes vão se encontrar no Calçadão da rua Artur Machado, cruzamento com avenida Leopoldino de Oliveira, para percorrer construções históricas da Praça Rui Barbosa. Os participantes poderão contribuir com o Banco de Alimentos fazendo doações, que serão repassadas às entidades assistenciais inscritas.  

O grupo sai do Calçadão e seguem até a Praça Rui Barbosa, onde os participantes vão conhecer um pouco da história e “causos” dessa região.  Nesta edição, quem comparecer terá a oportunidade de entrar em quatro edifícios históricos. 

O Circuito começa no Paço Municipal, que abriga atualmente a Câmara Municipal. O prédio foi inaugurado em 1837, quando o agente executivo era o Capitão Domingos da Silva e Oliveira, irmão de Major Eustáquio, fundador de Uberaba. Nesse mesmo prédio, funcionou também, por muitos anos, a sala de júri e a cadeia pública. A antiga construção foi demolida em 1917 e o novo prédio, em arquitetura eclética, foi inaugurado em 1920. O Paço Municipal foi tombado em 1999. 

O grupo segue até o Solar dos Castro Cunha, ao lado da Câmara, construído na década de 1920, e depois até o casarão de Tobias Rosa. O prédio, também do início do século XX, abriga atualmente a Fundação Cultural. 

E, por fim, a antiga sede Jockey Club, inaugurado no início do século XX, para receber eventos sociais e esportivos, na pujança e efervescência da sociedade de uma Uberaba em plena ascensão, especialmente por causa do Zebu. Presidentes, governadores, artistas e autoridades estavam tornando Uberaba conhecida nacionalmente. Atualmente está em reforma e deverá abrigar a Secretaria de Defesa Social do Município. 

Os participantes serão conduzidos nessa viagem histórica e arquitetônica pelo historiador da FCU, Gustavo Vaz (professor Gugu) e pelo historiador Luiz Henrique Cellurale e o superintendente José Resende Filho, ambos do Arquivo Público, acompanhados pelas equipes da Seplan e da Seds, que receberão os donativos. 
O Circuito faz parte das ações do Projeto Cidade Presente – Viva o Centro de repovoamento, requalificação e restauração da área central de Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por