A Secretaria do Agronegócio (Sagri) recebeu, em fevereiro, a primeira remessa de biodigestores adquiridos com verba liberada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Os equipamentos foram entregues no último dia 9. São 60 biodigestores, de processo licitatório vencido pela microempresa Mercearia Indianópolis, de Betim (MG), pelo valor de R$71.666,40. As unidades estão acondicionadas no Centro de Distribuição da Prefeitura de Uberaba.
O segundo lote, de um total de 240 biodigestores liberados pelo Ministério da Agricultura, é esperado ainda para este mês. Segundo a diretora de Projetos e Convênios da Sagri, Joelma Nunes, os aparelhos já foram separados pela vencedora desta parte do certame, a empresa Hydrotech. “Ela só está organizando a logística de entrega, afinal, são 180 biodigestores”, disse. A compra totaliza R$215.100,00.
Sobre o repasse dos aparelhos às famílias, o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, informou que um completo levantamento dos candidatos está sendo feito nas comunidades rurais de Santa Fé e São Basílio. As equipes da Sagri, disse, têm até 15 de março para concluir a seleção. Entre os principais critérios, em observação, estão os de vulnerabilidade social e produção de hortifrutigranjeiros.
O titular da Sagri não descartou a possibilidade de estender a distribuição de biodigestores para outras comunidades rurais. “Se sobrar, faremos isto.” Agnaldo ressaltou ainda que a medida integrou o Plano de Trabalho da prefeita Elisa Araújo em sua campanha, como forma de proporcionar condições sanitárias dignas a famílias do meio rural, saúde e preservação do meio ambiente. Ele enfatizou que a conquista contou também com gestão do vereador Ismar Marão, junto ao Mapa.
De acordo com a Sagri, os primeiros aparelhos deverão ser entregues às famílias selecionadas ainda em março. O seu assentamento é de responsabilidade do contemplado.