(Foto/ Divulgação PMU)
Dentro das propostas assumidas pela Secretaria do Agronegócio (Sagri) para os 100 primeiros dias do governo da prefeita Elisa Araújo e do vice-prefeito Mauricinho de Sá, foram executadas melhorias em 570 quilômetros de estradas rurais espalhadas pelos diversos cantos do Município.
Segundo relatório da Sagri, só nestes 100 primeiros dias de 2025, foram feitos serviços em 23 estradas municipais, denominadas de Ura. Dentre as principais, estão a Ura 090, que liga o IFTM à Palestina, a Ura 330, na região da Casa Azul, a Ura 020, Alegria e Serrinha, Ura 310, entre Peirópolis e Ponte Alta, Ura 340, que vai de Santa Fé a São Basílio e Ura 155, na antiga estrada de acesso à Água Comprida.
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, contou que nestes 570 quilômetros foram feitos serviços diversos, como nivelamento de leitos, tapa-buracos, reabertura de curvas de nível e recuperação de bolsões para contenção de águas das chuvas. “Também em pontos específicos, de maior estrangulamento, foram assentados materiais de cascalho e até, fresa, visando garantir segurança aos usuários”, relatou.
Para maio, salientou o secretário, a Sagri trabalha com o propósito de criar mais uma frente para melhoria em estradas rurais. A ideia, disse, é intensificar os serviços no período de estiagem.
Ainda nestes 100 dias de 2025, foram assentados nove mata-burros e executados reparos em nove pontes, desde serviço completo de reforço de vigas e troca de tablados até substituições de pranchões e passarelas.
“Entendemos que, assim, o governo municipal garante segura trafegabilidade aos moradores das comunidades rurais e do campo e também assegura o êxito no escoamento da atual safra agrícola”, enfatizou o titular da pasta do Agronegócio.