Atuação conjunta de brigadistas e equipe avançada do Samu garantiu a reversão do quadro após 23 minutos de reanimação.
(Foto/Divulgação)
Um idoso de 71 anos foi salvo pelo Samu de Uberaba na noite de domingo (16), após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante um evento no Uberaba Tênis Clube. Ele recebeu atendimento inicial de brigadistas até a chegada da equipe de suporte avançado.
A Unidade de Suporte Avançado (USA) foi acionada às 19h23 para atendimento no salão onde ocorria um forró, na praça Tomás Ulhôa. Ao chegarem ao local, os profissionais encontraram o paciente em reanimação cardiopulmonar (RCP) básica feita por brigadistas do evento, ação considerada essencial para manter a circulação até a chegada do atendimento especializado.
A equipe do Samu assumiu imediatamente o atendimento, realizando procedimentos como entubação, administração de medicamentos e desfibrilação. A reversão da parada ocorreu após 23 minutos de RCP.
Após estabilização, o idoso foi encaminhado ao Hospital de Clínicas da UFTM (Hospital Escola), onde permanece sob cuidados médicos.
A coordenação do Samu ressaltou a importância da atuação rápida dos brigadistas, fundamental para o desfecho positivo do atendimento.