Servidores da Superintendência Regional de Saúde participaram das aulas da 12ª turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada ao SUS (Foto/Divulgação)
Profissionais da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba participaram das aulas da 12ª turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Fundamental), em Minas Gerais. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Ministério da Saúde, foi destinada a trabalhadores do SUS das esferas estadual e municipal.
Além dos servidores da SRS de Uberaba, a turma contou com 20 alunos, distribuídos pelas regionais de Barbacena, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Sete Lagoas e Ubá, além de profissionais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas) e da área técnica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG.
Esses alunos se juntam aos 229 que já receberam os certificados do treinamento EpiSUS Fundamental, profissionais que atuam na linha de frente das áreas de Vigilância em Saúde (incluindo Laboratório de Saúde Pública) ou da Atenção à Saúde.
O EpiSUS é um programa de treinamento da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, implementado no ano 2000, que conta com três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. A ação educacional do EpiSUS é formatada em uma metodologia específica, oferecida pelo Ministério da Saúde, o Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo (Field Epidemiology Training Program – FETP), que tem um foco predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação profissional. Já o objetivo geral é qualificar trabalhadoras e trabalhadores do SUS que atuem direta ou indiretamente nos diferentes setores da Vigilância e da Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde, visando fortalecer os Sistemas de Vigilância em saúde nas suas esferas municipais e macrorregional.
O curso do EpiSUS Fundamental teve duração de três meses, com a realização de três oficinas presenciais. Durante o curso, os profissionais permaneceram nos seus postos de trabalho, desenvolvendo produtos voltados para o interesse do serviço (sob a supervisão e orientação de tutores), com o objetivo de praticar, implementar e consolidar o que aprenderam.