Alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira foram os primeiros a receberem as vacinação dentro da ação estratégica de imunização de adolescentes (Foto/Divulgação)
Alunos da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, no bairro Jardim Triângulo, participaram, na manhã desta segunda-feira (30), da ação estratégica na imunização de adolescentes, com as vacinas HPV e Meningocócica ACWY, prioritárias para o público jovem. Uma ação das Secretarias Municipais de Educação e Saúde em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba.
A superintendente regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, afirmou que o objetivo da campanha de multivacinação, com a busca ativa realizada na escola, vai além da imunização das crianças e adolescentes. Passa também pela conscientização desta faixa etária, de que a vacina é eficiente e precisa ser realizada em grande escala, a fim de que a proteção de toda a comunidade seja alcançada. Segundo a dirigente, "nada melhor que alunos e professores para difundir essa conscientização nos ambientes em que ainda haja alguma restrição à vacinação", concluiu.
A secretária municipal de saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, diz que a ação é de grande importância para Uberaba, devido à queda recorrente nas coberturas vacinais.
“Em parceria com o Estado, a ação de multivacinação se estende até o dia 04 de novembro, mas o município vai continuar vacinando constantemente a população, inclusive com ações de busca ativa em escolas, como esta, envolvendo a comunidade e os pais de alunos”, disse a secretária. “Além disso, nossas unidades de saúde estão abastecidas e prontas para receber a população”, completou.
Assim como em Uberaba, pelo menos em outras 15 Unidades Regionais de Saúde em Minas, em ação simultânea, crianças e adolescentes estão sendo vacinados em escolas, somando os esforços do Governo de Minas, prefeituras e Ministério da Saúde. Esta é uma estratégia de vacinação extramuros – ou seja, leva as vacinas para além das salas de vacinação tradicionais.
A vacinação extramuros, que leva a imunização para além das unidades de saúde, é parte da estratégia do Estado para que os 853 municípios mineiros possam aumentar a cobertura vacinal, além de controlar e até mesmo erradicar doenças. Soma-se a ela o Vacimóvel, uma van adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante para atendimento às pessoas.
Todas as escolas podem realizar a ação de Vacinação, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. Para isso, ela deve procurar a secretaria municipal de saúde ou unidade de saúde da área de abrangência, dependendo do planejamento do município.