O caso ainda é tratado como suspeito, uma vez que a Fundação Ezequiel Dias ainda analisará as amostras enviadas; até o momento, há duas mortes suspeitas de dengue em Uberaba
Criança de sete anos pode ser mais uma vítima da dengue em Uberaba. O óbito teria sido registrado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Ao Jornal da Manhã, a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, confirmou o óbito da criança, mas informou que a causa ainda está sendo investigada pela Epidemiologia do Estado, não podendo afirmar que se trata de dengue.
Segundo Valdilene, o corpo do garoto foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e as amostras para confirmação ou descarte de arbovirose foram encaminhadas para análise do Estado. Em Minas Gerais, o laboratório que realiza as análises de dengue e demais doenças está na Fundação Ezequiel Dias.
"Aguardamos resultado do laudo do IML e do resultado de amostras de fragmentos encaminhadas para Fundação Ezequiel Dias", informou Valdilene, ao JM.
A Secretaria Municipal de Saúde acompanha o caso por meio da investigação epidemiológica. Vale lembrar que, até agora, Uberaba não tem nenhuma morte confirmada por dengue, chikungunya ou zica em 2024.
Segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Uberaba tem 2.003 notificações de casos, sendo 50 confirmados para dengue e duas mortes suspeitas. A da criança pode se tornar a terceira. Vale lembrar que não há nenhuma confirmação de morte por dengue em Uberaba até o momento.
Ao JM, o HC-UFTM informou não possuir autorização para acessar e repassar diagnósticos de pacientes. A instituição não emitiu posicionamento sobre o caso.