Nesta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma capacitação sobre sinais, sintomas e avaliação dermatoneurológica da hanseníase. O evento foi realizado no auditório do Senac e contou com a presença de 40 participantes, em especial médicos da rede pública.
O curso foi desenvolvido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), por meio do Programa Municipal de Tuberculose. A ação faz parte das iniciativas da Secretaria de capacitar os profissionais da rede pública, para melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
Leia também: Secretaria de Educação intensifica ações para diminuir efeitos do calor na rede municipal
A capacitação sobre hanseníase foi ministrada pela médica dermatologista, Dra. Milena de Oliveira Amui Abud. A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, que afeta os nervos e a pele. Ela é transmitida através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes com a forma infectante da doença que não receberam tratamento.
O diagnóstico de hanseníase pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde ou no CTA pelo médico, por meio do exame dermatoneurológico. Esse exame consiste na inspeção da pele e palpação dos nervos periféricos, onde são identificadas lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos.