Diagnóstico busca levantar o que leva as pessoas a marcar procedimentos e não comparecer, o que acontece em mais da metade dos casos
Devido ao alto número de faltosos, a Prefeitura de Uberaba iniciou mapeamento para compreender o motivo da ausência de pacientes em procedimentos de saúde, como exames e consultas. Conforme noticiado pelo Jornal da Manhã, mais de 56% dos agendamentos resultaram em falta, sem que o cidadão informasse previamente.
Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo (PSD) esclareceu que a partir do diagnóstico será feita ação com o auxílio de tecnologia, por meio de aplicativos, sistema de gestão e outros meios que facilitem a comunicação entre o governo municipal e o cidadão. O investimento em telemedicina também está no radar da Prefeitura, segundo Elisa.
“A gente está em estudo de situações como consultas on-line. Mas, às vezes, a pessoa não tem pacote de dados necessário para poder fazer a consulta de casa, no celular. A gente está estudando um modelo em que o pacote de dados já é oferecido junto com a consulta; só para a consulta será liberado um pacote de dados”, explica.
Para aqueles procedimentos que precisam ser realizados de forma presencial, como exames e pequenas cirurgias, a saída deve ser os mutirões, inclusive utilizando as Unidades de Saúde dos bairros como estrutura. A chefe do Executivo deu como exemplo os programas que foram levados para os bairros por meio do projeto Prefeitura Aqui, como o Emprega Aqui e Cohagra Aqui.
“Quando a gente consegue levar um serviço [de saúde], a gente resolve esse problema. Mas não são todos que a gente consegue levar. A depender do que seja o procedimento médico, não pode levar até o bairro. Mas o postinho de saúde perto da casa tem uma estrutura que dá para levar mutirões até lá. A gente vai trabalhar nesse sentido. Mas primeiro de tudo é a busca ativa para entender”, revela Elisa.
À Rádio JM, a prefeita contou sobre a necessidade de o governo municipal se aproximar da tecnologia ao lembrar sobre os dados do Previne Brasil. Anteriormente, devido à desatualização dos dados, Uberaba ficou mal ranqueada, o que prejudicou no repasse de verba para a saúde. No entanto, após a entrega dos tablets e o treinamento dos servidores para compreender o sistema, a expectativa é de melhora nos resultados.
“Os dados do Previne Brasil estão subindo agora direto para o Ministério da Saúde. A gente teve alguns desgastes de números baixos, mas o atendimento acontecia lá na ponta. Os números que não chegavam lá na ponta. Perdia dinheiro e abria à oposição para falar que a gente não estava atendendo, mas os servidores lá da ponta ficam chateados, porque eles atendiam. Agora a gente ajustou isso e a nossa expectativa é de que os dados subam de verdade, a gente não perca dinheiro e faça a apresentação daquilo que representa a realidade”, finaliza.