BALANÇO

Saúde realizou mais de 60 mil atendimentos em saúde no mês de outubro

Publicado em 16/11/2023 às 18:42
Compartilhar

Balanço do Programa Saúde Avança Mais, referente ao mês de outubro, aponta para resultados significativos no período. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ao longo do mês, foram 60.864 atendimentos na Atenção Básica e Especializada. Em relação às cirurgias eletivas, ao todo foram 514.

No período, foram realizados 11.601 exames. Somando, de agosto a outubro, a Saúde registrou 1.366 cirurgias eletivas, bem como 33.124 consultas e 36.120 exames. 

A Saúde bucal também avança na promoção de assistência à população. Em outubro, foram atendidos 469 pacientes no plantão odontológico. Já nas Unidades Básicas de Saúde foram 4.526 atendimentos. Na especializada, 2.532 e na odontopediatria, 351 atendimentos. 

A Diretoria de Atenção à Saúde destaca o engajamento das equipes na assistência aos pacientes e, ainda, a necessidade de as pessoas atualizarem seus cadastros nas UBSs. 

“Realizamos um número significativo de atendimentos e precisamos que a população esteja com a ficha cadastral atualizada junto aos equipamentos de saúde, para que num eventual contato para agendamento de consultas, exames ou cirurgias, o paciente seja encontrado, não sendo prejudicado com a espera prolongada para a assistência em saúde. A ação pode ser realizada na própria unidade de saúde ou ainda pelos telefones 3331-2757 e 0800 942 3160”, explicou Aline Tristão, diretora de Atenção à Saúde.

O Programa Consultório na Rua acolheu 78 pacientes em outubro. A estratégia do programa visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde e de assistência social, em uma iniciativa da SMS, com atualização do cartão vacinal, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tuberculose, distribuição de kits de higiene bucal e aferição da pressão arterial e glicemia. A equipe multiprofissional é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo.

No Melhor em Casa foram acolhidos 102 pacientes. O programa presta atendimento em saúde no domicílio, sendo indicado para pessoas que apresentam dificuldades ou impossibilidade de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde. É um serviço de saúde que complementa e apoia o atendimento prestado inicialmente nas UBSs/Equipes de Saúde da Família (ESF), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nos hospitais, complementando ou substituindo esses atendimentos.

Os atendimentos de Telessaúde prestaram assistência a 64 pacientes com sintomas gripais ou suspeita para Covid-19. 

No Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ (Cresp) foram realizados 123 atendimentos.

Ainda em outubro, a Farmácia Solidária distribuiu 299.310 medicamentos. Na Farmácia Aqui, foram 110.627 medicamentos. Ao todo, foram distribuídos 2.330.519 medicamentos no Município

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por