AEDES AEGYPTI

Saúde registra morte sob suspeita de dengue este ano em Uberaba

Em duas semanas, o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde registra 212 casos prováveis da doença na cidade

Tito Teixeira
Publicado em 16/01/2024 às 19:33
Compartilhar

Casos de dengue em Uberaba seguem com volume alto, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Foto/Divulgação)

Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que Uberaba já tem uma morte suspeita por dengue este ano. Em 2023, foram confirmadas 16 mortes em decorrência da doença, que em 2022 levou uma pessoa a óbito. Conforme o levantamento da SES-MG, neste início de ano, o município possui 212 casos suspeitos e dois já confirmados.

Em relação à febre chikungunya, em 2024 ainda não foram registrados casos suspeitos em Uberaba. Mas em 2023 foram 16 casos e uma morte confirmados em decorrência da doença. Sobre o vírus Zika, nenhum caso foi registrado ou suspeito neste ano, nem no ano passado.

Minas Gerais registrou 11.658 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 3.983 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, não há óbitos confirmados por dengue no estado e três estão em investigação, inclusive o de Uberaba.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 1.726 casos prováveis da doença, dos quais 1.223 foram confirmados. Até o momento, um óbito foi confirmado por chikungunya em Minas Gerais e nenhum óbito está em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, não foram registrados casos prováveis da doença, nem confirmados. Também não há óbitos confirmados ou em investigação por zika em Minas Gerais.

Vacinação

O Ministério da Saúde informou que irá priorizar a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina contra a dengue.

O país irá adquirir 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações. O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses.

De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a faixa etária é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização.

A definição sobre qual público-alvo, bem como as localidades prioritárias, será feita em conjunto com estados e municípios. O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até o dia 27 de dezembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por