Agentes estarão mobilizados no recolhimento de material inservível na região do Fabrício (Foto/Divulgação)
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove neste sábado (24) em Uberaba e em outros municípios de Minas a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, com o objetivo de suprimir os focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a Superintendência Regional de Saúde do Triângulo Sul (SRS Triângulo Sul), a iniciativa vai mobilizar a população e profissionais de saúde dos municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba em atividades como mutirões de limpeza, blitze educativas, carreatas, caminhadas, panfletagens com sensibilização e palestras.
Em Uberaba, a ação está marcada para ter início às 8 horas. O Dia D da ação Minas Unida no Combate ao Mosquito em Uberaba ocorre em locais estratégicos do município.
A Ação 1 fará Mutirão de limpeza nos bairros Vila Olímpica, Fabrício, São Bento, Tancredo Neves, São José, Jardim Petrópolis, Palmeiras, Espírito Santo, Vila Militar e Nenê Gomes. A concentração será na praça Magalhães Pinto, bairro Fabrício.
Já na Ação 2, os agentes de combate às endemias vão atuar com educação em saúde, visita domiciliar, distribuição de material orientativo e bloqueio costal.
O movimento contará com a participação das Secretarias de Governo (Segov), de Comunicação (Secom), de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), de Defesa Social (SDS) e de Saúde (SMS), além da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), em parceria com a Câmara Municipal de Uberaba (CMU) e Tiro de Guerra.
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, a região da Vila Olímpica apresentou positividade acentuada quanto à presença de larvas do mosquito transmissor das arboviroses.
“Para prevenir a proliferação do Aedes, causador da dengue, zika e chikungunya, é fundamental a adoção de ações de proteção para todos, como remoção de materiais onde há acúmulo de água. Precisamos também que a população receba o agente de endemias em casa para que ele faça a averiguação e elimine todas as possibilidades de proliferação do mosquito”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.
Em 2024, já foram realizadas ações de mobilização contra a dengue no Residencial 2000 e nos bairros Girassóis 1, 2, 3, 4 e Copacabana. Em caso de sinais e sintomas suspeitos de dengue, chikungunya ou zika, recomenda-se buscar o atendimento médico.
Dados do Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses da SES-MG apontam que Uberaba já registrou 2.187 notificações de casos de dengue, com 52 casos confirmados e duas mortes sob investigação.
Também no sábado, a SES-MG promove ações em Sacramento, Araxá, Frutal, Água Comprida, União de Minas, Pratinha, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, São Francisco de Sales, Fronteira, Limeira do Oeste, Campos Altos, Tapira, Delta, Itapagipe e Pirajuba.