NECESSÁRIO

Secretaria de Educação intensifica ações para diminuir efeitos do calor na rede municipal

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 16/09/2024 às 17:34Atualizado em 17/09/2024 às 08:08
Compartilhar

Bebedouro (Foto/Reprodução)

A Secretaria Municipal de Educação está intensificando ações para diminuir os efeitos do forte calor deste ano em Uberaba. A pasta está com atenções voltadas para hidratação, adaptação de atividades, alimentação adequada e a distribuição de aparelhos de ventilação para escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

A oferta de água potável tem sido intensificada em todas as unidades escolares. Bebedouros foram revisados e, em alguns casos, instalados novos equipamentos para garantir o abastecimento contínuo. Além disso, as escolas têm incentivado os alunos a levarem garrafinhas de água para a escola e a beberem água regularmente durante o dia. Além disso, as aulas de educação física foram readequadas para incluir atividades mais leves e realizadas em ambientes mais frescos, como laboratórios de informática e bibliotecas. Jogos, brincadeiras e atividades lúdicas são priorizadas, com o intuito de proporcionar momentos de lazer e aprendizado sem sobrecarregar os alunos.

As escolas têm aproveitado a oportunidade para promover a educação ambiental, ensinando aos alunos sobre a importância da água, os efeitos das mudanças climáticas e a necessidade de economizar água. Palestras, atividades práticas e projetos de pesquisa têm sido realizados para envolver os estudantes e a comunidade escolar.

Todas as unidades de ensino contam com ventiladores de teto ou de chão. Além disso, de acordo com os dados da Diretoria de Logística, até o começo de setembro, foram entregues mais de 90 ventiladores para as unidades escolares. Entre as escolas municipais que receberam o maior número de equipamentos estão a Escola Municipal Cívico-Militar Professor José Geraldo Guimarães, com 25 ventiladores, e a Escola Municipal Monteiro Lobato com cinco. Já entre os CEMEIs, o Hildo Totti e o João Gilberto Ripposatti, recentemente inaugurados, foram os mais beneficiados, com 10 ventiladores cada.

Importante ressaltar que cada unidade faz a própria aquisição e organização dos aparelhos com recurso do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), sendo que a quantidade de ventiladores depende do tamanho de cada escola e das salas de aula. Desta forma, a requisição é realizada diante de demandas justificadas e formalmente apresentadas pelos gestores, e a distribuição pela Semed é feita de acordo com a quantidade disponível no armazenamento.

Vale destacar que no momento, as unidades de ensino estão fazendo o inventário semestral de materiais a ser concluído até o final do ano, que trará um retrato da estrutura de cada uma delas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por