Secretário de Estado de Defesa Social garante que até o fim do ano estarão viabilizados a implantação do projeto Olho Vivo e o início da construção do PPI (Posto da Perícia Integrada). Lafayette Andrada esteve ontem em Uberaba para ministrar palestra, promovida pela Universidade Antônio Carlos (Unipac) no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal.
Garantindo um redesenho dos investimentos do Estado de Minas Gerais na área de segurança pública, o secretário ressaltou que o Triângulo Mineiro é alvo de grandes investimentos, usando como exemplo a implantação em Uberaba do programa “Olho Vivo”. “O projeto de videomonitoramento já está em fase final dos preparativos. A estimativa é que o início dessa implantação aconteça no segundo semestre”, prevê o secretário, complementando que o processo está bem avançado e os estudos concluídos.
Em Uberaba serão disponibilizadas 56 câmeras para o videomonitoramento, sendo duas para reserva. Os equipamentos serão instalados nas avenidas Leopoldino de Oliveira e nas ruas Artur Machado, São Benedito, Tristão de Castro e Prudente de Morais.
Ainda haverá videomonitoramento no entorno do Mercado Municipal e no Terminal Rodoviário. As despesas com pessoal e manutenção somam R$600 mil por ano. A previsão de entrega do serviço é de quatro meses, a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação.
Lafayette revelou também que no próximo semestre o Posto da Perícia Integrada da Polícia Civil terá a construção iniciada. Ele afirma que as obras da PPI estão incluídas no pacote de investimentos voltados ao Triângulo Mineiro. “É uma necessidade premente e esperamos que no segundo semestre ou até no fim deste mês comecemos a implantação desse projeto”, finalizou.
Como forma de facilitar o empreendimento, avaliado em R$1,5 milhão, o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, propôs, segundo o secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos, que a prefeitura arque com 50% da obra, com as construções iniciando-se ainda em 2011.