(Foto/Divulgação)
O secretário de Desenvolvimento Social de Uberaba, Ernani Neri, e a chefe do Departamento de Gestão de Benefícios e Transferência de Renda, Elisa Kiosz, participaram nesta terça-feira (13), em Poços de Caldas, do 3º Encontro para o Novo Ciclo de Gestão Municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Minas Gerais.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), abordou temas como Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, acolhimento familiar, papel estratégico do gestor no SUAS e planejamento e avaliação das ações.
O encontro reuniu gestores e servidores de 90 cidades das regionais da Sedese de Uberaba, Uberlândia, Passos, Poços de Caldas, Ituiutaba e Varginha. O secretário de Uberaba destacou a importância da articulação entre os municípios e o Estado na execução das políticas de assistência social.
"Debatemos, junto com a Sedese, os novos rumos da política de assistência social, as atualizações no Cadastro Único e os investimentos previstos pelo Estado", afirmou.
O evento contou com quatro mesas temáticas. A primeira, conduzida pela subsecretária de Assistência Social de Minas Gerais, Mariana Franco, abordou "O SUAS em 2025 e o Papel Estratégico do Gestor". Em seguida, a diretora de Gestão do Cadastro Único e Programas Socioassistenciais da Sedese, Suzanne Horta, tratou das perspectivas para a gestão do CadÚnico e do programa Bolsa Família.
No período da tarde, o diretor de Vigilância Socioassistencial do Estado, João Paulo Freire Jardim, conduziu a palestra "Organizando a Gestão do SUAS: do Planejamento à Avaliação". Encerrando o evento, a técnica da Diretoria de Proteção Social Especial da Sedese, Kenya Vilhena Primola, tratou do serviço de acolhimento familiar.