A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) está recebendo inscrições de pessoas interessadas no Serviço de Acolhimento Familiar (SAF). Alternativa à institucionalização, o serviço está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e visa acolher, temporariamente, criança ou adolescente afastado do convívio familiar por violação de direito.
Nessa modalidade, a criança ou adolescente é acolhido por outra família até que seja possível o retorno à família de origem ou, se houver impossibilidade, o encaminhamento para a adoção.
O serviço tem entre um dos requisitos principais para participação a disponibilidade afetiva e de tempo, com o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes, que por alguma razão precisam ser afastados de suas famílias de origem, um lar temporário em um ambiente familiar seguro e afetuoso, permitindo que eles tenham suas necessidades físicas, emocionais e sociais atendidas enquanto suas situações são resolvidas.
Para ser uma Família Acolhedora, é preciso ter moradia fixa há mais de um ano no município de Uberaba, idade entre 21 e 65 anos, contar com a aprovação de todos os membros da casa e não ter interesse em adoção e nem parentesco com a criança ou o adolescente acolhido.
Os interessados passam por uma seleção, curso de formação inicial – antes do acolhimento temporário e formações continuadas – para então serem habilitadas no Serviço de Acolhimento Familiar, bem como no Judiciário. Durante o acolhimento, as famílias recebem um suporte financeiro para os cuidados com a criança e o adolescente (um salário mínimo) e o acompanhamento diário da equipe do serviço.
Os cadastros podem ser preenchidos em uberaba.mg.gov.br/familiaacolhedora ou pessoalmente, na rua Marcos Lombardi, 257, bairro Santa Maria. Para mais informações, basta entrar em contato pelo (34) 3314-9239 ou 99651-9239.