Famílias que invadiram área pública no bairro Chica Ferreira na última quarta-feira desocuparam o local após entendimento entre a Prefeitura e os líderes dos invasores. A saída dos ocupantes foi feita mediante muito diálogo, porém outros posseiros ainda permanecem em área pertencente à iniciativa privada.
De acordo com Ildeu Menezes, assessor especial de Gabinete, o Departamento de Patrimônio e a Assessoria de Bairros entraram em contato com os ocupantes quando foram eleitos três representantes que foram notificados pelo Departamento de Posturas em nome do grupo para se retirar da área municipal até o início da tarde de ontem, evitando assim ação judicial.
A reintegração de posse ocorreu de forma tranquila e as famílias foram cadastradas, para conhecimento de quem são e a situação em que vivem. Ainda na tarde de ontem, funcionários da Prefeitura faziam a limpeza da área, que é um ecoponto, local destinado para resíduos de construção civil, onde segundo Menezes há limpeza quinzenal.
Assessor jurídico da Companhia Habitacional do Vale Rio Grande (Cohagra), Ronaldo Cunha Freitas, afirmou que será feito levantamento do cadastro dessas pessoas e caso tenham inscrição, serão atendidas na medida do possível com unidades do "Minha Casa, Minha Vida".
Um dos líderes dos ocupantes, Margenil Xavier da Silva explicou que todos são moradores de Uberaba e pagam aluguel, porém são assalariados e não conseguem manter a moradia. “Agora que saímos, vamos ter que voltar para a casa de aluguel enquanto esperamos as providências da Cohagra.”
No terreno ao lado, onde é área particular, parte de posseiros ainda permanece. Um deles, que não quis se identificar, afirmou que não consegue mais pagar aluguel e há mais de três anos espera casa da Cohagra. Segundo ele, a intenção das famílias é continuar no local.