Doação de leite humano (Foto/Arquivo JM)
A Secretaria de Saúde promove, de 15 a 19 de maio, uma série de atividades em alusão a Semana Nacional de Doação de Leite Humano. A programação terá início nesta segunda-feira com o projeto Sala de Espera, na unidade que fica no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism).
Pode interessar: HC-UFTM, em Uberaba, reinaugura sala para coleta de leite materno
As atividades na Sala de Espera serão desenvolvidas por meio do Banco de Leite Humano de Uberaba. Ao longo da semana, de acordo com a coordenação, serão realizadas ações, como abordagens sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, assim como os serviços ofertados à comunidade pelo Banco.
Segundo a gerente do Caism, Ana Paula Custódio, o objetivo da ação é estimular e promover o debate sobre o aleitamento materno. “O leite materno salva muitas vidas. Além de nutrir, ele afasta doenças, infecções e melhora o desenvolvimento dos bebês. A lista de benefícios é muito grande, por isso é um dever de todos nós falar sobre isso, conscientizar as pessoas e estimular a doação de leite humano”, explicou.
Segundo dados do Caism, atualmente o Banco de Leite Humano de Uberaba conta com 48 doadoras. O leite é pasteurizado e distribuído para as UTIs Neonatal do Hospital de Clínicas da UFTM e do Mário Palmério Hospital Universitário, para atendimento aos bebês internados.
Em 2023, 54 bebês já receberam leite por meio do Banco, e foram pasteurizados 129,25 litros de leite. Em todo ano de 2022, um total de 221 crianças foram beneficiadas, e pasteurizados 454,65 litros. “Por isso é tão importante a doação de leite humano”, pontuou a gerente.
O Banco de Leite Humano funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h, no Caism, localizado na av. Leopoldino de Oliveira, Parque do Mirante. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3332-0559.