A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promove de 6 a 9 de novembro a XI Semana de História da UFTM. Neste ano, a edição ocorrerá de forma simultânea com o III Seminário de Patrimônio Cultural e Ensino de História. O tema do evento será Encruzilhadas do Patrimônio.
De acordo com a direção da UFTM, o evento pretende alcançar atores sociais diversos, universidades do Triângulo Mineiro e adjacências, e, para além disso, professores das redes estadual e municipais, gestores culturais, museólogos, agentes culturais e detentores de práticas culturais, que irão contribuir para viabilizar discussões aprofundadas permeadas pela temática estruturante de todo o evento, nomeadamente o patrimônio cultural e suas relações com o ensino de História.
Na abertura da XI Semana de História, a professora Cristina Meneguello (Unicamp) fala sobre o tema: “Monumentos, Patrimônio Cultural e História Pública”. No dia 7, a convite da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), o público do evento participará da Audiência Pública que discutirá a nova legislação de Patrimônio Cultural de Uberaba, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, às 18 horas.
No terceiro dia do evento acontecerá mesa-redonda com o tema “Encruzilhada do Patrimônio Cultural: Entre as emergências temáticas e os desafios de atuação”, com a presença de egressos do curso e especialistas na temática.
A palestra de encerramento, dia 9, será ministrada pela professora Doutora Janaína Mello (UFS), sobre o tema: “Educação Patrimonial - Campo de possibilidades para práticas insurgentes”.
Os alunos poderão participar também de minicursos e oficinas, as quais serão ofertadas em horários diversos nos períodos da manhã e da tarde, com cargas horárias de 3 a 6 horas, em modo presencial ou remoto, de acordo com a disponibilidade daqueles que se inscreverem para ministrar tais atividades. Além disso, serão abertas inscrições para que os discentes, egressos e toda a comunidade científica possam apresentar os resultados de suas pesquisas através de banners.