Com a proximidade de um novo ano letivo, a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) mantém um projeto para garantir uma transição suave e sem traumas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que saem da Educação Infantil e ingressam no Ensino Fundamental. A proposta inclui a introdução gradual de novas abordagens de ensino, para que as crianças possam se adaptar aos novos processos pedagógicos.
Referência Técnica do Departamento de Educação Infantil da Semed, Priscilla Morais explicou que o projeto ocorre ao longo de todo o ano letivo com os alunos do Pré-II das escolas urbanas e rurais da rede municipal. Entre as atividades planejadas estão intercâmbios das turmas de pré-escola com estudantes do 1º ano, promovendo uma convivência que facilita a adaptação à nova etapa educacional. Em resumo, o projeto é desenvolvido por meio da visita de alunos da Educação Infantil às escolas, para conhecerem a unidade, a gestão, os professores, e já se ambientarem com a mudança.
O objetivo, segundo o secretário de Educação, Celso Neto, é minimizar possíveis rupturas no aprendizado, assegurando que os alunos se sintam confortáveis e apoiados. “Desde o início desse projeto, o objetivo é garantir que o processo de ensino-aprendizagem dos alunos seja coeso nas diferentes fases escolares, oferecendo segurança e acolhimento. Para isso, são necessários esforços conjuntos de toda a comunidade escolar”, destacou.
O secretário reforçou que a iniciativa é também um modo de apoiar as crianças em suas dificuldades e ansiedades, construindo um ambiente integrado em toda a rede. Ele afirmou que o projeto busca não só fortalecer os laços entre os alunos, mas também cultivar valores e práticas de convivência significativas para o desenvolvimento da autonomia infantil.