O curso “Os primeiros passos na Culinária” será ministrado no período de 2 a 6 de setembro, das 13h30 às 17h30 (Foto/Divulgação)
O Senac em Uberaba, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com inscrições abertas para três cursos gratuitos de gastronomia, com foco na formação de profissionais capacitados para atuar em um mercado que valoriza a técnica e a criatividade. As oportunidades fazem parte do programa Senac+ e incluem o curso “Primeiros Passos na Culinária”, que oferece uma introdução ao mundo da gastronomia, além de cursos mais especializados em molhos e preparos refinados, como tortas e quiches. Ao todo, são 60 vagas disponíveis.
O curso Primeiros Passos na Culinária será ministrado de 2 a 6 de setembro, com carga horária de 20h, das 13h30 às 17h30 (segunda a sexta-feira). Tem ainda as Técnicas Básicas para Preparo de Molhos Quentes e Frios, de 2 a 6 de setembro, com carga horária de 20h, das 9h às 13h (segunda a sexta-feira). E o terceiro curso, Tortas, Quiches e Saladas, de 16 a 27 de setembro, com carga horária de 40h, das 8h às 12h (segunda a sexta-feira). Os três cursos oferecem 20 vagas, cada um.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na instituição, localizada na avenida Dr. Odilon Fernandes, 333, Estados Unidos. Os interessados devem apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável.
O chef Ney Pereira, docente do Senac em Uberaba, reforça que os cursos estão alinhados com a crescente demanda por uma alimentação mais saudável e consciente.
“Os cursos do Senac ensinam os alunos a preparar alimentos em suas formas originais, reduzindo o uso de industrializados e eliminando ultraprocessados. Por exemplo, nas aulas de caldos, mostramos como fazer um caldo de frango a partir da ave, utilizando legumes e temperos frescos, substituindo os caldos industrializados por opções mais saudáveis e saborosas”, explica o chef Ney.
Segundo o chef Ney, um dos maiores desafios da gastronomia saudável é competir com o custo e a praticidade dos alimentos industrializados. “Trabalhar com alimentos saudáveis facilita a criação de pratos ricos em sabor e qualidade, mas o desafio é adequar esses preparos à realidade financeira dos restaurantes”, afirma.
No curso de “Técnicas Básicas para Preparo de Molhos Quentes e Frios”, os alunos aprendem a importância de criar molhos com ingredientes frescos, que podem transformar um prato simples em uma experiência gastronômica única. “Molhos bem executados são um diferencial para qualquer estabelecimento, elevando a qualidade e autenticidade dos pratos servidos”, destaca Ney.