Na manhã de ontem, uma atividade rotineira da Cemig deixou comerciantes da rua Tristão de Castro irritados. Uma equipe da Companhia estava substituindo o transformador de um dos postes da rua e estacionou o caminhão de manutenção em frente ao local em que o trabalho era realizado, o que tumultuou o trânsito e trouxe prejuízos para o comércio.
De acordo com Rosa Emília Miranda, que trabalha em umas das lojas vizinhas ao incidente, mesmo com a presença da Guarda Municipal, que controlava o tráfego dos automóveis, não foi o suficiente para evitar a confusão no trânsito. “A rua ficou muito estreita para os carros. Dois caminhões tentaram passar pelo espaço e danificaram o luminoso e o toldo de duas lojas diferentes”, afirma. Ainda segundo a comerciária, a passagem de caminhões pelo local não deveria ter sido permitida. “O luminoso é pesado e poderia ter machucado alguém. Felizmente não tinha ninguém passando quando caiu. Eu não entendo como um serviço desse tipo é realizado no horário comercial, em plena segunda-feira, em uma rua movimentada como essa”, diz ela.
Segundo Maria Abadia de Miranda Carvalho, proprietária de uma das lojas atingidas, foi feito um boletim de ocorrência junto à Polícia Militar. A empresa responsável pelo caminhão que danificou o luminoso e toldo prometeu ressarcir o prejuízo da comerciante.
A assessoria de comunicação da Cemig informou que em função do grande número de obras programadas, tanto de manutenção, quanto de expansão de serviços, não é possível que todas sejam alocadas nos fins de semana ou fora do horário comercial. Segundo a empresa, a manutenção no poste da rua Tristão de Castro era necessária e já estava previamente programada. A empresa informa ainda que tomou todas as providências para que os transtornos decorrentes da obra fossem sentidos o mínino possível.