Começa nesta quarta-feira (17) o 7º Mutirão de Castração de cães e gatos da Prefeitura de Uberaba, que vai até o dia 25 de abril. A meta é castrar mil animais agendados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Superintendência de Bem-Estar Animal.
A ação acontece no pátio do Hospital Veterinário da Uniube, que dá suporte técnico ao Mutirão. As cirurgias são realizadas no Castramóvel da Sociedade Uberabense de Proteção dos Animais e Saúde Humana (Supash), contratada dentro do convênio da Prefeitura com o Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale).
O secretário de Meio Ambiente, Edno César Silveira, alerta aos já cadastrados que fiquem atentos, pois as equipes estão ligando nos números registrados na inscrição e, caso não consigam entrar em contato, o cadastro vai para o final da fila e o próximo será chamado. Cada pet deve ter uma inscrição única. “A mesma pessoa pode cadastrar vários animais, mas não pode fazer vários cadastros para o mesmo animal”, disse.
A castração será feita por ordem de chegada, portanto, aponta Edno, é importante que os agendados cheguem bem cedo, quando serão distribuídas senhas. Os felinos serão castrados pela manhã, a partir das 7h, e os caninos, a partir do meio-dia até 17h.
Edno alertou ainda para o fato de muitos protetores e tutores de animais deixarem de comparecer no dia agendado, mesmo tendo confirmado a presença, quando chamado pela equipe da Semam. “Essa ausência prejudica os outros que estão aguardando na fila, pois não há como chamar o próximo animal de última hora, uma vez que necessita de preparação prévia”, ressaltou.
A superintendente de Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura, lembrou que a idade dos pets deve ser entre 6 meses e 7 anos de idade e os animais precisam estar em jejum de 6 a 8 horas para o procedimento. De acordo com a legislação, todos os animais devem estar devidamente contidos, usando coleira e caixa de transporte individual. Animais bravios e de grande porte devem estar com coleira e focinheira.
No entanto, ela afirmou que não serão castrados no Mutirão os animais braquicefálicos - com cabeça de formato "achatado" e o focinho de tamanho "encurtado", como pug, shih-tzu, lhasa apso, bulldogs em geral, pequinês e yorkshire, entre outros que se encaixem nessas condições. Esses animais necessitam de anestesia inalatória e de atenção redobrada, devido ao grande risco de intercorrências.
As inscrições começaram no dia 10 de abril e continuam por meio deste link. Tutores e protetores já cadastrados precisam atualizar os dados dos pets. Segundo a superintendente, aqueles que não forem atendidos nesse mutirão serão chamados nos próximos três já previstos para esse ano. O Hospital Veterinário de Uberaba está localizado na Avenida do Tutuna, 720 - bairro Tutunas.
Caso tenha dúvida ou necessidade de mais informações, o tutor ou protetor pode entrar em contato pelo telefone (34) 3318-0316; WhatsApp (34) 3318-0218 (somente mensagens) ou o e-mail superintendenciaanimal.semam@gmail.com.
Além da Superintendência/Semam, são parceiras do mutirão a Codau; as Secretarias de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, e a de Defesa Social, via Guarda Municipal; o HVU; a Fundação de Esporte e Lazer (Funel); a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom).