DIVIDE OPINIÕES

Sind-UTE realiza pesquisa sobre o uso do celular em sala de aula

O debate veio à tona após declaração do ministro da Educação em que defendeu a restrição ao aparelho em ambiente de aprendizado

Marconi Lima
Publicado em 17/10/2024 às 19:59Atualizado em 18/10/2024 às 08:42
Compartilhar
O sindicato entende que a opinião de professores é crucial no debate, visto que são eles que testemunham diariamente os efeitos do celular em sala de aula (Foto/Reprodução)

O sindicato entende que a opinião de professores é crucial no debate, visto que são eles que testemunham diariamente os efeitos do celular em sala de aula (Foto/Reprodução)

O uso de celulares em ambientes escolares é um tema que gera debates entre educadores, pais e legisladores. Para conhecer a opinião dos profissionais da educação sobre o tema, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) lançou pesquisa em suas redes socais.

Segundo a coordenadora regional do Sind-UTE, Maria Aparecida Oliveira, com o avanço tecnológico e a popularização dos dispositivos móveis, os celulares se tornaram ferramentas cada vez mais presentes na vida dos estudantes. No entanto, para ela, essa presença constante levanta questionamentos sobre seu impacto no ambiente educacional.

Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu a ideia de restrição do uso de aparelho celular em sala de aula. A fala ocorreu durante uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Na oportunidade, ele citou algumas pesquisas indicando que o uso dessas tecnologias, além de comprometer o aprendizado e o desempenho dos alunos, impactaria também a saúde mental de professores.

O Sind-UTE argumenta que a participação de professores e demais profissionais da educação é crucial nesse debate, já que são eles que testemunham diariamente os efeitos do uso de celulares em sala de aula. Suas opiniões e experiências práticas são fundamentais para a elaboração de políticas que atendam efetivamente às necessidades das escolas e dos alunos. A pesquisa está disponível nas redes sociais do sindicato até o próximo dia 27.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por