Nesta sexta-feira, o Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas) inicia as comemorações dos seus 90 anos. O evento será realizado com música, poesia, sarau literário, slammer (batalha de versos) e o lançamento da campanha “Paz nas Escolas”.
Está programado ainda o lançamento de livros de autoria dos professores Adriano Rodrigues (“Linguagem do coração”), Welington Cornélio, o Zuzu (“O imaginário do professor-herói na cultura da escola pública”) e professora Carol Alonso (“Onde morar, Tamanduá?”).
Diretor regional do Sinpro Minas em Uberaba, Marcos Mariano, destaca a importância da comemoração dos 90 anos da entidade. “É uma história de luta em defesa dos direitos das professoras e professores, de toda a classe trabalhadora, da educação, da democracia e da vida”, destacou.
O Sinpro Minas foi fundado em 12 de fevereiro de 1933, quando havia em Belo Horizonte cerca de seis colégios particulares, quase todos confessionais. Desde então, a entidade vem lutando pelos direitos dos professores da rede privada no Estado e por uma educação de qualidade.
O Sinpro Minas é uma entidade que possui em sua base cerca de 80 mil professores de diversos níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior, e atende a categoria por meio de sua sede, em Belo Horizonte, e das 12 regionais localizadas em importantes regiões do Estado, o que permite ter maior alcance dos 853 municípios de Minas Gerais.
“O SinproMinas esteve sempre presente nas lutas do povo brasileiro e, em defesa dos direitos dos professores, o sindicato, nesses 90 anos de existência, não tem medido esforços para buscar a criação de um modelo educacional que tenha como premissas básicas a valorização da categoria e a qualidade do ensino e que contribua para a unidade e o desenvolvimento da nação”, frisou Marcos Mariano.