Local vem registrando baixas doações desde o fim de ano
(Foto/Arquivo JM)
O Banco de Leite Humano de Uberaba, que funciona no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), vem registrando baixas doações desde o fim de ano. Com a chegada do Carnaval, a previsão é que o estoque fique ainda mais prejudicado.
“Tanto dezembro quanto janeiro são meses que impactam negativamente nas doações por conta do Natal, Réveillon e férias. Fevereiro é uma outra preocupação nossa por causa do período de Carnaval. São meses que cai consideravelmente o nosso estoque. Se o habitual são 40 doadoras, cai para 20 doadoras nesses meses”, informa a gerente do local, Ana Paula Custódio.
Com tamanha redução, o Banco de Leite pode chegar a não ter leite o suficiente para repassar às instituições atendidas, que hoje são as UTIs neonatais do Hospital de Clínicas da UFTM e do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Nesses casos, o Banco de Leite analisa o caso de cada criança que precisa da doação para priorizar os casos emergenciais.
O leite materno é fundamental na alimentação de recém-nascidos e é oferecido sempre para os prematuros ou que tiveram alguma complicação por ser considerado um alimento “padrão ouro”. “O que é o padrão ouro? É o melhor alimento para os bebês. Então, um bebe que está internado na UTI recebendo o leite materno vai se recuperar muito mais rápido do que com o uso de fórmula”, afirma Ana Paulo Custódio.
A gerente ainda conta que o Banco de Leite tem capacidade para armazenamento de até 100 litros de leite. No entanto, as doações chegam somente a 30 litros.
Ana Paula Custódio reforçou que o Caism, local que abriga o Banco de Leite, também oferece auxílio para mães com ensinamentos sobre a amamentação. O Caism fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160, no Parque do Mirante.