Com aumento do índice de infestação do mosquito Aedes agypti, a Secretaria Municipal de Saúde retomou ontem os mutirões de limpeza nos bairros, fazendo o primeiro do ano
Com aumento do índice de infestação do mosquito Aedes agypti, a Secretaria Municipal de Saúde retomou ontem os mutirões de limpeza nos bairros, fazendo o primeiro do ano. Cerca de 40 agentes do Zoonoses percorreram a região do Jardim Triângulo e Vila Craide, no Grande Boa Vista, para eliminar criadouros do transmissor da dengue e distribuir panfletos educativos. A programação continua, mas o roteiro dos próximos bairros a serem percorridos ainda não está definido.
Segundo o diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, André Ribeiro Sousa, o mutirão já havia passado no Jardim Triângulo, porém, como vários casos suspeitos foram notificados no local observou-se a necessidade de realizar novo trabalho com a comunidade. Ele informa que os fumacês estão passando no bairro para eliminar o mosquito adulto.
De acordo com André, foram encontradas larvas do Aedes aegypti em água acumulada nas sacolas plásticas, tampinhas de refrigerantes e garrafas PET dentro das residências. Ele também alerta à população para não jogar copos descartáveis na rua, pois foram verificados criadouros do mosquito nestes ambientes.
Mas, conforme o diretor, vasos de plantas e bebedouros de animais ainda são os principais problemas observados. Estes tipos de depósitos móveis correspondem a 36,4% dos focos do mosquito em Uberaba e o lixo acumulado representa 23%. Finalizado esta semana, o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes (Lira) subiu de 1% para 2,8%. A cidade continua em estado de alerta, conforme os parâmetros do Ministério de Saúde.