Ecoponto de Uberaba (Foto/Flick/Prefeitura de Uberaba)
Após reclamações ao Jornal da Manhã sobre o serviço prestado nos ecopontos de Uberaba, que estão em processo de reforma, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) anunciou que vai colocar à disposição mais um poliguindaste para atender a alta demanda.
Segundo denunciante que procurou a reportagem do JM, os ecopontos estariam em condições inadequadas de uso. Ele apontou que havia falta de energia elétrica, água potável para consumo, caçambas totalmente cheias e os funcionários não teriam o mínimo. Além disso, o morador pontuou a dificuldade de encontrar um ecoponto com capacidade de atender o descarte de lixo.
Em resposta aos questionamentos, a Sesurb avalia que houve uma crescente conscientização da população sobre a importância do descarte adequado de resíduos nos ecopontos e, por isso, vai reforçar a operação para atender à alta demanda.
"Com isso, a secretaria ampliará o serviço de acolhimento de resíduos colocando mais um poliguindaste para desafogar o descarte nos ecopontos", revela.
As obras de reforma e revitalização dos ecopontos Volta Grande e Residencial Estados Unidos estão em andamento e dentro do cronograma previsto. Além disso, outros quatro ecopontos - Pacaembu, Morumbi, Amoroso Costa e São José - estão programados para passar por reforma, com prazo de entrega até o primeiro semestre de 2024.
A Sesurb enfatiza que continua monitorando de perto os serviços prestados nos 11 ecopontos distribuídos pela cidade. A população é encorajada a colaborar com esse esforço de preservação ambiental e denunciar qualquer atividade irregular pelos canais oficiais, como o Cidade Ativa, pelo número 0800 940 0101.