CAUSA ANIMAL

Sob suspeita de maus-tratos, moradores denunciam latidos excessivos no Guanabara

Boletim de ocorrência chegou a ser registrado por moradores, preocupados com os latidos excessivos

Rafaella Massa
Publicado em 27/07/2023 às 09:58Atualizado em 27/07/2023 às 13:08
Compartilhar

Moradores da rua Professor José Geraldo Guimarães, no bairro Conjunto Guanabara, em Uberaba, reclamam de latidos de cachorros na vizinhança. Segundo eles, os animais latem incessantemente, durante todo o dia, até mesmo de madrugada. O caso é alvo de investigação de maus-tratos contra animais. 

Segundo reclamação ao Jornal da Manhã, os latidos começam logo de manhã, às 6h, e continuam ao longo do dia até a madrugada. A situação chegou ao ponto em que um boletim de ocorrência foi lavrado por perturbação do sossego, além da abertura de um processo administrativo na Prefeitura Municipal de Uberaba. “Ontem foram registradas 141 ocorrências de latidos que ultrapassaram a marca dos 59 decibéis”, afirma denunciante. 

Conforme denunciante, o latido se intensificou após os animais atacarem uma pessoa, em novembro de 2022. O comportamento causou medo e receio nos vizinhos, que passaram a suspeitar de maus-tratos. Recentemente, uma das moradoras da rua Professor José Geraldo Guimarães chegou a fazer uma denúncia para a apurar a possibilidade.  

“Uma das outras vizinhas notou que esses cachorros ficavam, aparentemente, muito tempo sem comida e sem água. Há um mês uma veterinária de uma ONG chegou a vir até essa casa e ela viu que um cachorro estava extremamente estressado, mordendo o próprio rabo, o outro estava com um machucado na orelha. E ela passou adiante essa denúncia. Estranhamente, chegaram ao local e disseram não foi constatado maus-tratos", afirma.  

Ao JM, o morador denuncia que no intervalo de 1 hora, não acontece de ficar mais do que 20 minutos sem algum tipo de ocorrência sonora. “Em alguns dias, inclusive durante a madrugada de manhã. Eu já não preciso mais despertador. Por volta de 6h da manhã vai comer a latir”, pontua. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento. Segundo nota, o Departamento de Posturas informa que recebeu uma denúncia sobre o endereço citado, em maio. “No local, o fiscal não encontrou irregularidades. Uma nova denúncia foi feita na última semana e já está no cronograma para o fiscal verificar”, informa a nota. 

Ao tomar ciência do caso, a vereadora Denise Max, que é militante da causa, informou ao JM que acompanha a denúncia e entrará em contato com os donos dos animais para orietá-los.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por