RESULTADOS LOCAIS

Sociedade de Medicina de Uberaba comemora notas da UFTM e Uniube no Enamed

Apesar do resultado positivo das instituições locais, presidente da entidade alerta para desigualdade na formação médica no país

Dandara Aveiro
Publicado em 20/01/2026 às 20:15
Compartilhar

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba (SMCU) avaliou como positiva a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que apontou bom desempenho dos cursos de medicina em Uberaba, ao mesmo tempo em que revelou que cerca de 30% das graduações avaliadas no país obtiveram notas consideradas insatisfatórias. Em comunicado oficial, a entidade destacou a solidez da formação médica local, mas alertou para a heterogeneidade do ensino médico brasileiro, avaliação compartilhada pelo presidente da entidade associativa, o médico Antônio Hueb. 

No documento divulgado nesta terça-feira (20), a SMCU afirmou acompanhar “com atenção” os resultados do Enamed, instrumento criado para avaliar competências adquiridas ao longo da graduação em Medicina. Segundo o órgão, os dados reforçam uma preocupação já manifestada por diferentes representações médicas: a grande desigualdade na qualidade da formação oferecida no país. 

“Observa-se grande variabilidade de desempenho entre instituições, refletindo diferenças relevantes na qualidade do ensino, na estrutura acadêmica, no acesso a campos de prática adequados e na qualificação do corpo docente”, destacou a Sociedade, ao lembrar que, dos 351 cursos avaliados, cerca de 30% ficaram nas faixas consideradas insatisfatórias, com notas 1 e 2. (https://jmonline.com.br/geral/quase-cem-cursos-de-medicina-tem-nota-baixa-no-enamed-e-podem-ter-sanc-es-do-mec-1.584861)  

Questionado sobre os fatores que podem explicar o desempenho insatisfatório de quase um terço dos cursos avaliados, o presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba, o médico Antônio Hueb, atribuiu o resultado, principalmente, à expansão desordenada de faculdades de medicina no país. Segundo ele, há forte atuação de grupos empresariais que implantam cursos em série, muitas vezes sem a estrutura necessária para garantir uma formação adequada. “Esses grupos, com apoio político, conseguem autorização do Ministério da Educação e até do Ministério da Saúde para abrir cursos com foco essencialmente econômico, voltados à lucratividade”, afirmou. 

Para ele, o problema se agrava quando esses cursos são instalados em cidades que não possuem hospitais de grande porte ou campos de prática suficientes. “São municípios que não comportam faculdades de Medicina, porque não têm estrutura hospitalar nem vagas de residência para os alunos e egressos. Esse é, a meu ver, o ponto mais relevante dessa situação e explica, em grande parte, os resultados que estamos vendo”, destacou. 

No cenário local, a avaliação foi considerada positiva. ( https://jmonline.com.br/politica/avaliac-o-nacional-coloca-medicina-de-uberaba-entre-os-cursos-com-melhor-desempenho-1.585196) A Sociedade ressaltou que a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Universidade de Uberaba (Uniube), únicas instituições que oferecem o curso de medicina em Uberaba, obtiveram nota 4 no exame, em uma escala que vai até 5. Para a entidade, os resultados são compatíveis com uma formação médica “sólida, consistente e alinhada às competências esperadas para o exercício profissional”. 

A SMCU também defendeu que avaliações nacionais como o Enamed não devem ser vistas apenas como instrumentos classificatórios, mas também como ferramentas diagnósticas para orientar políticas públicas de educação médica. “Seus resultados devem subsidiar ações concretas de aprimoramento curricular, fortalecimento da formação prática, qualificação docente e maior integração entre universidades e serviços de saúde”, afirmou a entidade, que reiterou seu compromisso com a excelência na formação médica e a educação continuada. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por