Entre os dados contabilizados, janeiro obteve um acumulado de 569mm, 32,22% superior à média histórica do período, de 328,20 milímetros
O mês de fevereiro conta com 349mm (Foto/Reprodução/Redes Sociais)
Uberaba atravessa um período chuvoso que vai além da média e já acumulou 918 milímetros de água somente nos dois primeiros meses do ano. Nos primeiros 13 dias de março, a cidade já acumula 164mm até o dia 13. E a previsão, segundo a climatologista Wanda Prata, é que este mês também ultrapasse o habitual no acumulado de água, pois as chuvas intensas deve persistir até a segunda quinzena de abril.
Entre os dados contabilizados, janeiro obteve um acumulado de 569mm, 32,22% superior à média histórica do período, de 328,20 milímetros. Já o mês de fevereiro conta com 349mm.
A climatologista reforça que os sistemas informados constantemente, como a “alta da Bolívia” e a oscilação da Antártida, devem continuar jogando água para dentro do continente. Agora, com a ajuda de um novo sistema que empurra as tempestades que estão no oceano índico para o pacífico e para a América do Sul.
Apesar das fortes chuvas, Prata explica que os uberabenses devem se preparar para um período de estiagem rigoroso, além de um outono com frio intenso e prolongado. “Vai ser muito seco o final de abril, maio e junho, mostrando que vamos ter um outono e princípio de inverno muito seco. Tudo que eu sei é que nosso inverno será longo e frio, com possibilidade de geadas precoces”, explica.