OLHE PARA O CÉU

Superlua e chuva de meteoros marcam o mês de outubro no céu de Uberaba

Juliana Corrêa
Publicado em 01/10/2025 às 18:31Atualizado em 01/10/2025 às 20:42
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

O mês de outubro trará boas surpresas para os amantes da astronomia em Uberaba. Neste mês, haverá Superlua e a chuva de meteoros Orionídeas, uma das mais expressivas e aguardadas.

Na noite entre a próxima segunda (6) e terça-feira (7), haverá a primeira Superlua do ano. Neste dia, a Lua estará 6,6% maior e até 13% mais brilhante do que a média da Lua Cheia. Uma Superlua acontece quando coincide de a Lua Cheia se dar no momento em que a Lua passa, em sua órbita, mais próxima da Terra – visto que a órbita da Lua é uma elipse e, em algum momento, ela está mais próxima ou mais afastada do planeta.

Ocorre na noite entre 20 e 21 deste mês o ápice da chuva de meteoros Orionídeas. Com uma média de 20 meteoros por hora (um a cada três minutos), apresenta meteoros extremamente rápidos originados nada menos do que da poeira deixada pelo famoso cometa Halley, que nos visitou pela última vez em 1986.

Para observar, é preciso olhar em direção à constelação de Órion, onde se encontram as três estrelas popularmente conhecidas como as “Três Marias”. Ela nasce pouco antes das 23h em Uberaba, na direção Leste, ficando visível durante todo o restante da noite. Este ano, como o ápice da chuva será em dia de Lua Nova, a observação será mais fácil, devido à menor poluição luminosa.

Além destes eventos de maior expressividade, haverá ainda a conjunção de alguns planetas com a Lua, ou seja, quando os astros estão muito próximos no céu. Na noite entre os dias 5 e 6, a Lua estará muito próxima de Saturno, a partir do pôr do Sol, podendo ser vistos durante toda a noite. Na noite entre 13 e 14, é a vez de Júpiter se aproximar do nosso satélite, ficando visíveis a partir da 1h30. A conjunção entre a Lua e Vênus se dará pouco antes do nascer do Sol no dia 19, a partir das 4h40, olhando na direção Leste. Encerrando as conjunções do mês de outubro, Marte e Mercúrio estarão próximos da Lua desde o anoitecer até por volta das 19h30 no dia 23, na direção Oeste.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por