Vários pequenos supermercadistas têm ficado sem ação quanto aos frequentes assaltos aos estabelecimentos em Uberaba. Nas ocorrências policiais, o destaque fica para este setor. Segundo o presidente da Assuper, Joaquim Batista, os proprietários têm usado medidas alternativas para tentar coibir a criminalidade. Uma delas é colocar funcionários do lado de fora da loja para observar ações suspeitas. Para Joaquim, isso coíbe um pouco os bandidos.
Além disso, a Assuper tem se mobilizado, inclusive em encontros com o comandante do 4º BPM de Uberaba, tenente-coronel Sidney Miguel de Almeida Araújo. A reivindicação é de que sejam feitas rondas pertinentes em locais e horários variados, para dar suporte à classe, o que foi atendido pelo comando.
Os supermercadistas também foram orientados mudar os hábitos para saída de malotes do estabelecimento. “Pedimos para que nunca saiam com um malote com grande quantia de dinheiro e principalmente que alterne os horários de saída, para confundir”, diz. A população e os funcionários também podem colaborar acionando o 190, ao observar ações suspeitas.