SEGURANÇA NO CAMPO

Suposta tentativa de invasão de terra é registrada em Uberaba

Presidente do Sindicato Rural afirma que ações dessa natureza serão fortemente combatidas

Daniela Miranda
Publicado em 03/04/2023 às 11:07
Compartilhar

Registro de suposta tentativa de invasão de terra em Uberaba (Foto/Divulgação)

Na manhã deste domingo (2), o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU) recebeu a informação de uma suposta tentativa de invasão à propriedade rural privada na cidade. Este é o primeiro registro de atividade dessa natureza nos últimos dois anos. 

Segundo informações do Sindicato Rural, ao averiguar a denúncia, foi identificado um grupo de pessoas aglomeradas em um posto às margens da BR-050 e esse movimento suspeito poderia se tratar de preparativos para invasão de propriedade privada. 

A Polícia Militar foi contatada e uma comitiva de diretores da entidade, juntamente com o assessor jurídico, foram ao local. Cerca de 60 pessoas estavam presentes, incluindo o filho do proprietário do imóvel, que alegou que se tratava de uma suposta vistoria para venda da propriedade dentro do programa governamental denominado Terra Brasil. Ao investigar, o Sindicato Rural recebeu a informação que o proprietário do imóvel teria tido problemas de saúde e estaria acamado há tempos. 

De acordo com o presidente do SRU, Marco Túlio Prata, que acompanhou a operação, ao perceberem a presença da polícia, as pessoas começaram a deixar o local, sem finalizar a suposta vistoria. “O Sindicato Rural agradece a ação rápida, séria e atenciosa da Polícia Militar, e informa que seguirá acompanhando a situação posta bem como tudo que envolva risco à garantia do direito à propriedade privada”, afirmou.

O presidente da entidade acredita que as mudanças políticas no Brasil podem estar contribuindo para ocorrências desta natureza e complementa que ações como essas serão fortemente combatidas em Uberaba. “O desrespeito à propriedade privada é uma afronta, acima de tudo, à democracia e à sociedade. Invasão de terras é crime, e como tal deve e será tratado pelo Sindicato Rural e pelos órgãos públicos de segurança. Situações desta natureza levam insegurança para o homem do campo, que trabalha diuturnamente para produzir alimentos, insumos e para movimentar a economia do país, e não podem ser toleradas. Estamos em constante contato com as forças policiais do município e da região para que as ações de desocupação sejam imediatas e ágeis, assim como foi a operação realizada na data de ontem”, reforça Marco Túlio. 

Com foco em alertar os produtores rurais sobre os riscos das invasões de terra, o Sindicato Rural de Uberaba (SRU) está preparando uma cartilha para orientar sobre como agir em qualquer situação de insegurança no campo, seja furto, roubo ou mesmo afronta ao direito de propriedade. “Os produtores devem ficar atentos e, em qualquer movimentação suspeita, devem acionar imediatamente a polícia através do 190, bem como informar o SRU a qualquer dia ou hora pelo (34) 3334-6500”. 

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário de Agronegócio, Agnaldo Silva, afirmou que movimentos sem terras em áreas produtivas não serão concretizados em Uberaba. “O governador tem dado um apoio muito grande e a orientação dele para as polícias é que realmente faça uma ação efetiva. Em qualquer momento pode nos acionar que estamos sempre à disposição para dar o apoio necessário para que isso não ocorra no município", afirmou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por