INFORMATIZAÇÃO

Tablets com e-SUS já estão nas mãos dos agentes de saúde de Uberaba

A previsão da secretária de Saúde, Valdilene Rocha, é que o sistema esteja totalmente em funcionamento nas unidades básicas de saúde até o fim do mês

Rafaella Massa
Publicado em 03/08/2023 às 22:04
Compartilhar
Tablet com o sistema e-SUS (Foto/Prefeitura de Arapicara)

Tablet com o sistema e-SUS (Foto/Prefeitura de Arapicara)

Agentes comunitários de saúde de Uberaba devem passar a realizar visitas domiciliares com tablets a partir de setembro. A previsão é da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha. Segundo a titular da pasta, a implantação do equipamento irá de encontro com o início da operação do sistema e-SUS. Ainda em agosto, deve começar a introdução das tecnologias pelas Unidades Matriciais como por exemplo UMS Tibúrcio Teixeira dos Santos, no bairro Abadia, e na UMS Ezio de Martino, no bairro Boa Vista. A previsão é que a implantação completa tanto do sistema quanto a capacitação dos agentes ocorra até o fim deste mês.  

Ao Jornal da Manhã, Valdilene Rocha conta que os tablets foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recentemente. Os profissionais técnicos fizeram a importação da base de dados do Ministério da Saúde, que já está em nuvem, segundo a secretária. Na sequência, os profissionais de saúde passam pelo treinamento para manejo do aparelho.

Valdilene Rocha explica que a fase de testes com os tablets iniciou ainda no fim de julho, no dia 28, seguindo até esta quarta-feira (2). Uma vez completa a importação da base de dados, as equipes de saúde agora passam por capacitação para já iniciarem a utilização tanto dos aparelhos quanto do novo sistema. 

“A gente vai proceder com a entrega dos tablets que vem de encontro também a expectativa da implantação do e-SUS para que os nossos profissionais possam trabalhar com esses tablets e chegar na unidade básica de saúde, onde tem internet, se conectar e esses dados subirem direto para o Ministério da Saúde”, pontua. 

Segundo a secretária, toda a base de dados existente no município de Uberaba foi importada para a nuvem. A fase de teste aconteceu entre a última sexta-feira (28) e esta quarta-feira (02). “Eu pedi que começasse pelas unidades onde tem o maior número de atendimento e maior número de equipes de saúde da família para treinar esse pessoal e eles já irem utilizando o e-SUS. Para que na finalização do próximo quadrimestre, que se inicia em setembro, a gente já consiga notas melhores no Previne Brasil”, afirma Valdilene Rocha.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por