Aberto nesta quinta-feira, 21, em Uberaba, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, o TecnoAgro 2024. O evento é uma promoção do Grupo Integração, com apoios da Prefeitura de Uberaba, governo do Estado de Minas Gerais e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
O encontro espera reunir cerca de 2 mil pessoas, de mais de 30 cidades da região, nesta quinta e na sexta-feira, 22. Em dois auditórios distintos, da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais por (Prodemge) e Sebrae, serão apresentadas 40 palestras e painéis, num total de 48 horas contínuas de conteúdos sobre o agro inteligente.
Leia também: Uberaba é premiada pelo SUS, em Brasília
Além disto, o TecnoAgro coloca à disposição dos participantes e visitantes, 70 expositores com o que há de mais moderno no mundo do agro.
Na abertura, o CEO do Grupo Integração, Rogério Nery, disse que o TecnoAgro envolve as cinco tv’s abertas da rede, duas emissoras de rádio FM e os sites da Globo, como G1 e GE. Segundo ele, não foi difícil escolher Uberaba, afinal o município é hoje o mais rico do Agronegócio em Minas e 30º do país, sendo, atualmente, o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.
Rogério agradeceu o fato de a prefeita Elisa Araújo ter abraçado a causa, ponto preponderante na escolha da cidade para sediar a mostra, que tem como principal fundamento levar conhecimentos à população sobre as altas tecnologias aplicadas no campo, de forma gratuita.
A visão do Grupo Integração é de quem sabe da força do agro na economia nacional, expoente para o mundo, que, cada vez mais, precisa consumir proteínas animal e vegetal, sendo que nenhum outro país tem competência na área como o Brasil e nem a pujança da região do Triangulo e Uberaba.
Como vice-presidente da Cemig, o ex-ministro da Agricultura, Marcos Montes falou do seu entusiasmo com o evento, sobretudo por trazer como parceiro a sociedade urbana, em especial a imprensa, o que dará ainda mais respaldo ao agro. O dirigente aproveitou para afirmar que a Cemig está hoje voltada para o agro e anunciou a chegada, em larga escala, da rede trifásica no campo.
Falando em nome do governador Romeu Zema, o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Rodrigo Carvalho Fernandes acentuou que a agricultura tem lado, o lado da ciência. Ele enalteceu a escolha de Uberaba, celeiro do agronegócio no país e aproveitou para apontar dois projetos do governo mineiro de fundamental importância neste processo que são: o Selo Verde, com lastro técnico e científico, a cargo da UFMG, e o da Agricultura Irrigada Sustentável, que pretende aumentar de 15 para 40% a área irrigada no estado, visando produzir ainda mais alimentos em Minas.
Anfitriã do TecnoAgro, a prefeita Elisa Araújo acolheu os participantes e enfatizou que o desenvolvimento do agro perpassa indubitavelmente por tecnologia e inovação, fundamentais para o aumento da produtividade, credibilidade e riqueza do seguimento do agronegócio.