Visando reduzir o tempo de espera e garantir maior agilidade no atendimento, a Sociedade Educacional Uberabense (SEU) planeja ampliar a telemedicina nas unidades de pronto-atendimento (UPAs), em Uberaba. A informação é do diretor administrativo hospitalar da SEU, Frederico Ramos, em entrevista à Rádio JM. Atualmente, as duas unidades já adotam a telemedicina, restrita ao período vespertino. Contudo, a proposta é que o serviço seja ampliado para 12h.
“Hoje, está no período da tarde nas duas unidades. A gente está querendo estender para 12 horas, porque a população foi entendendo que aquele atendimento não perde nada, gera mais velocidade”, explicou Frederico Ramos. Segundo ele, o serviço é voltado a pacientes com classificação de risco azul ou verde, ou seja, casos leves. “Um profissional de saúde vai acompanhar até o consultório médico e, lá, o médico faz a avaliação do paciente através das queixas e, se necessário, ele faz uma receita, prescreve exames, se precisar de uma avaliação presencial, aí vai para o médico presencial”, acrescenta.
A medida, de acordo com o gestor, contribui para melhor aproveitamento da equipe médica e mais dinamismo na assistência. “Na hora que o médico da telemedicina encerra o atendimento, por exemplo, um paciente, lá na UPA São Benedito, ele já inicia o atendimento do paciente 2, por exemplo, na UPA Mirante, porque ele está à distância. Então a gente tira esse delay de tempo e a gente traz a segurança para aqueles pacientes que são elegíveis”, defende o gestor.
Além da telemedicina, outras medidas foram adotadas para melhorar o serviço nas UPAs em Uberaba, como o reforço do número de médicos em horários de pico e a reestruturação física das unidades. “Hoje, se a gente for na rua São Benedito, não tem mais também macas, por exemplo, espalhadas nos corredores. Mudamos dinâmica em relação a isso”, disse Frederico. No caso da UPA Mirante, a instalação de ar-condicionado está sendo finalizada para amenizar o calor nas dependências.