Na madrugada de ontem, Uberaba foi atingida pela maior precipitação chuvosa dos últimos dois anos
Na madrugada de ontem, Uberaba foi atingida pela maior precipitação chuvosa dos últimos dois anos. Segundo a climatologista Wanda Prata, desde o ano de 2008, o volume de chuvas na cidade não ultrapassava 90mm, mas as duas pancadas ocorridas na madrugada passada somaram juntas 120mm.
“A primeira foi da 0h26 à 1h e a outra das 5h08 às 5h30. Para ficar mais claro, se a água não tivesse escoado e ficasse parada sobre todo o perímetro de Uberaba, atingiria 10cm de altura, mas como o escoamento concentra-se nas avenidas centrais, dá para imaginar o tamanho do estrago”, garantiu a climatologista Wanda Prata.
Segundo ela, o motivo para a ocorrência do temporal deve-se à formação de áreas de baixa pressão que geraram ciclones sobre a região. “Os pontos de instabilidade dentro das altas dos ciclones geram sistemas convectivos com células de chuva que, saturadas, caíram por onde passaram”, explicou Wanda. “O escoamento da cidade não comporta volume superior a 70mm e infelizmente, o centro da cidade encheu em poucos minutos”, afirmou.