De acordo com o despachante Marcelo Rossetti, ainda há dificuldade no agendamento para a vistoria, apesar das 18 empresas credenciadas (Foto/ Ilustrativa)
Há uma semana teve início em Uberaba a terceirização das vistorias veiculares. Ao todo, 18 Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) já estão aptas para iniciar as atividades. Apesar da maior oferta para a realização dos serviços, motoristas e despachantes reclamam da dificuldade de agendamento.
De acordo com o despachante Marcelo Rossetti, com o novo sistema há muita dificuldade de marcar o agendamento. Ainda segundo o despachante, houve solicitação em que aguardou por um período de quatro horas até conseguir marcar o agendamento para vistoria.
“O sistema está muito falho. A comunicação com o Detran não está boa. Quando entramos no sistema, a informação que obtemos é de que está cheio, não conseguimos marcar. Está terrível. Vamos esperar que melhore”, ressaltou Marcelo Rossetti.
O serviço passou a ser prestado por empresas credenciadas em mais de 170 municípios mineiros, entre eles Uberaba, e será expandido a todas as regiões.
Ao todo, mais de 400 Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) já estão aptas para iniciar as atividades.
A medida foi implementada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), a partir de 30/10, por meio de operação assistida em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, e, agora, começa a ser expandida para os demais municípios mineiros. Na quinta-feira (14/12) foi publicada a Portaria 1446/2023, credenciando empresas para a prestação dos serviços de vistoria de identificação veicular no âmbito do Estado de Minas Gerais.
O objetivo do governo de Minas com o credenciamento é beneficiar a população, com a ampliação da oferta, melhoria da qualidade do serviço, além de propiciar, de maneira direta e indireta, a geração de novos postos de trabalho e de desenvolvimento em todo o Estado. Ainda segundo o governo do Estado, outra vantagem é liberar a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) da realização de vistorias veiculares para que o órgão se dedique à sua atividade fim.
Para solicitar o agendamento da vistoria, basta acessar a aba “Veículos” no site da CET-MG e clicar em “Agendamento de Vistorias nas ECVs”. Em seguida, o cidadão deverá preencher as informações necessárias no formulário eletrônico.
Sobre as reclamações quanto à demora na marcação das vistorias, a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) informou que o sistema de distribuição de vistorias é randômico e direciona o cidadão para a Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), que deve prestar o serviço em até cinco dias úteis a partir da solicitação do usuário.
Além disso, as empresas credenciadas devem garantir as condições de regularidade, continuidade, eficiência e qualidade dos serviços prestados. Segundo a Portaria CET-MG 1.290/2023, é vedado aos credenciados deixar de prestar o serviço de vistoria de identificação veicular ou atrasá-lo injustificadamente, constituindo em infração passível de aplicação de penalidade.
A CET-MG ressalta que mantém canal de atendimento ao cidadão no site www.transito.mg.gov.br, para registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios.