Moradores reclamam da falta de infraestrutura no barro Valim de Melo. Uma das ruas que mais reúnem reclamações é a Yolanda Motta Leite, devido aos terrenos baldios
Moradores reclamam da falta de infraestrutura no barro Valim de Melo. Uma das ruas que mais reúnem reclamações é a Yolanda Motta Leite, devido aos terrenos baldios. A dona-de-casa Aparecida Pereira afirma que a grande área verde no início da rua está atraindo animais devido ao acúmulo de resíduos. “Meu neto encontrou uma cobra cascavel na porta de casa. É que o mato vem até aqui e as cobras vão chegando.” Em outro terreno contíguo a essa área, há um depósito de ferro-velho com sete carros que também incomoda os moradores. Eles afirmam que o local acumula sujeira e temem que o cenário possa favorecer a proliferação do mosquito da dengue.
O diretor do Departamento de Posturas da Settrans, Renato Formiga, reconhece que esses pontos precisam ser trabalhados. “Nesta rua, nós temos, sim, problemas em algumas áreas, mas que já estão no cronograma do trabalho, principalmente próximo à praça. Temos intensificado a fiscalização em toda a cidade”, diz ele.Em relação ao terreno, o diretor afirma que há um acordo para manter os carros ali. “Realmente nós tivemos uma época em que o mato estava muito denso nesse local, nós promovemos uma limpeza e comunicamos o proprietário para retirar os veículos. Mas o município tem também um programa de parceria com pessoas de determinadas áreas. Eu acredito que o assessor do bairro está tratando do procedimento com esse proprietário para que ele possa utilizar essa área acomodando alguns veículos. Sobre a dengue, eu tenho certeza que é efetuado um trabalho nessa área pelo Centro de Zoonoses”, afirmou Formiga.
Reclamação. Outro problema no Valim de Melo é a falta de agências lotéricas, correspondentes e terminais bancários. Aparecida Pereira se queixa que é preciso andar longas distâncias para efetuar pagamentos “Aqui não tem uma lotérica, um caixa no Valim. O povo diz que não põe com medo de ladrão. Mas nós temos que ir longe pagar uma conta.”
O gerente do Banco do Brasil em Uberaba, José Salazar de Morais, afirma que a instituição está ampliando o número de terminais. Ao todo, 15 novos terminais serão instalados na cidade a pedido de alguns estabelecimentos. No entanto, ele reconhece que alguns comerciantes acabam desistindo com medo de assaltos. Apesar de no bairro Valim de Melo ninguém ter apresentando interesse na instalação, segundo o gerente, basta entrar em contato com o banco que o pedido será avaliado.