A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas informa que, nesta sexta-feira (6), haverá fechamento emergencial de todos os reservatórios.
O motivo é o desequilíbrio dos índices de armazenamento de água, provocado pela constante e crítica elevação do consumo. O monitoramento da Codau aponta que, somente de quarta-feira (4) para quinta-feira (5), o gasto cresceu acima de 31%. E no final da tarde desta sexta, os níveis dos reservatórios estavam menos de 20%, impossibilitando que permanecessem abertos.
A vazão do rio Uberaba nesta sexta-feira ficou abaixo de 1.100 litros/segundo, abaixo do mínimo para atender o abastecimento da cidade, que é 1200 l/s. E quase a metade deste volume está chegando do rio Claro.
“A medida anunciada hoje (sexta) cedo, quando foi informado que nesta sexta-feira seria apenas o fechamento parcial noturno das 21h até às 4h30 para a região Oeste de Uberaba, acaba de ser alterada em função destes dois fatores - consumo alto e baixa reservação. Portanto, nesta noite de sexta-feira a medida prevista no Plano de Contingenciamento da Seca, passa a ser de fechamento emergencial. O horário de liberação da água dependerá da recomposição dos níveis dos nossos reservatórios. Mas o planejamento é que não ultrapasse a 12 horas seguidas”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau.
O feriado da Independência, com todos em casa, preocupa a Codau, pois o sábado é o dia de maior consumo na semana. Por isso, é preciso triplicar a vigilância. Cada pessoa deve urgentemente fazer a sua parte para economizar ao máximo, bem acima do habitual. A seca, que castiga Uberaba e quase todos os estados brasileiros, traz graves consequências para o município.
A população pode se informar sobre os boletins do abastecimento pelo site da Companhia: codau.com.br, redes sociais @codauuberaba ou pelo Fale Codau 115.