A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas informa que nesta sexta-feira (13) haverá –“Fechamento Total Emergencial por 12 horas” de todos os reservatórios.
O motivo é o baixo nível dos reservatórios, que no início da noite chegou aos 20%, em virtude do alto consumo. A Codau também enfrenta outro desafio no abastecimento: por dois dias consecutivos, o sistema rio Claro ficou sem energia. Na quinta-feira (12) entre 5h30 às 12h, e na sexta (13), há falta de energia desde às 5h10 e até o momento, ainda não foi restabelecida.
A Cemig informou que o motivo foi em virtude do rompimento da rede elétrica, na linha que atende as instalações da transposição. Os incidentes, em ambos os casos, foram provocados por queimadas. O rio Uberaba ficou sem receber cerca de 300 litros/segundo de água do rio Claro, e com isso, o volume do rio Uberaba caiu em torno de 30%.
“Ficamos apenas com os motores a diesel trabalhando na transposição. A situação é dramática. E por outro lado, os reservatórios com o alto consumo do hoje, chegaram ao nível crítico, abaixo de 20% de armazenamento, por isso, lançamos mão do fechamento emergencial nesta noite, por 12 horas seguidas. A economia é essencial para frear o gasto e dar tempo para que os reservatórios sejam recompostos”, frisou o presidente da Codau, Rui Ramos.
A Codau manterá alerta redobrado neste sábado (14), pois trata-se do dia de maior consumo de água na cidade. A Companhia reitera o pedido para que a população use a água sem desperdícios. O consumo excessivo poderá desequilibrar ainda mais o sistema de armazenamento de água.