Secretaria de Meio Ambiente identificou espécie exótica e fará vistoria para definir responsabilidades
Segundo o denunciante, a espécie arbórea tombou para dentro de uma horta no local e, embora tenha sido cortada, o tronco com a raiz não foi removido, obstruindo e danificando parte da calçada (Foto/Reprodução)
Um tronco de árvore na calçada tem causado incômodo a pedestres que passam pela rua Djalma Castro Alves, próximo ao cruzamento com a avenida Nossa Senhora do Desterro, no bairro de Lourdes. O caso foi denunciado por um leitor do Jornal da Manhã, que relatou que, mesmo após o corte da planta, o tronco e a raiz permaneceram no passeio. A Prefeitura de Uberaba informou que a supressão não foi autorizada e que uma equipe será enviada ao local para vistoria e possíveis providências de autuação.
Segundo o denunciante, a espécie arbórea tombou para dentro de uma horta no local e, embora tenha sido cortada, o tronco com a raiz não foi removido, obstruindo e danificando parte da calçada. “O pessoal cortou a árvore e os galhos, e as partes cortadas levaram embora. Mas o tronco com a raiz, na calçada, atrapalhando os pedestres, não tiraram”, afirmou o leitor.
Em resposta, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) informou que a árvore é uma espécie exótica invasora, localizada na área urbana, pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Uberaba. A pasta esclareceu que a supressão desse tipo de vegetação só pode ocorrer mediante autorização do Conselho Gestor da APA. Entretanto, conforme a secretaria, não há registro de solicitação para o corte dessa árvore. Por isso, uma equipe será enviada ao local para realizar vistoria e, se for o caso, notificar ou autuar o proprietário do imóvel, responsável pela manutenção da planta no passeio.
A Semam reforçou, por fim, que denúncias e solicitações devem ser formalizadas por meio do programa Cidade Ativa, pelo telefone 0800-940-0101, com informações detalhadas sobre o endereço e a situação observada, a fim de permitir a atuação adequada das equipes.