SAÚDE

Tuberculose acelera em Uberaba e especialista alerta para a gravidade dos casos

Conforme o programa nacional de orientação do Ministério da Saúde, no mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 05/09/2023 às 09:10Atualizado em 05/09/2023 às 09:11
Compartilhar
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch (Foto/Ilustrativa)

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch (Foto/Ilustrativa)

Nos últimos dois anos, Uberaba teve média anual de 82,5 casos de tuberculose contabilizados na rede municipal de Saúde, mas somente até setembro de 2023, 76 diagnósticos já foram registrados, o que indica um aumento significativo nos índices mensais e acende um alerta amarelo para a conscientização sobre os perigos da doença.  

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. 

Segundo dados consultados pelo Jornal da Manhã junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a média mensal de casos diagnosticados de tuberculose em Uberaba nos últimos dois anos era de 6,8, em um universo de 165 registros em 24 meses. Este ano, a média mensal saltou para 8,4. 

Em entrevista à Rádio JM, a médica infectologista Cristina Barata alertou para o aumento dos casos e para a necessidade de orientação da população. “A tuberculose tomou uma dimensão que há anos não víamos. A apresentação da tuberculose em alguns órgãos do corpo que não víamos há anos. E em pessoas jovens, com menos de 40 anos. Realmente, a tuberculose está fora de controle no Brasil. No ambiente em que trabalho, o aumento foi mais de 100%. A forma disseminada, grave da tuberculose, principalmente em pacientes portadores de AIDS, é assustadora”, comentou. 

Conforme o programa nacional de orientação do Ministério da Saúde, no mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. 

Entre os sintomas, estão a tosse por três semanas ou mais; a febre vespertina; sudorese noturna e emagrecimento. Em casos mais graves a tuberculose pode apresentar eliminação de sangue e pus ao tossir, dificuldade para respirar e dor torácica.

De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Uberaba, paciente com suspeita da doença deve se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima, onde passará imediatamente por avaliação médica e, logo em seguida, também será encaminhado para exames. O tratamento é gratuito, com remédio e equipe para acompanhamento do paciente. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por