A proposta inclui centro de apoio às forças de segurança para monitoramento de grandes eventos, como CIA e ExpoCigra
Projeto da Trânsitolandia utilizado em ações da Prefeitura de Uberaba (Foto/Divulgação)
Projeto antigo e sonhado da Prefeitura de Uberaba pode tomar corpo no próximo ano. Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o secretário de Defesa Social, Coronel Alexandre Oliveira, contou que está nos planos da pasta inaugurar a "Transitolândia" em 2024, voltada à educação das crianças no trânsito.
Segundo Coronel Alexandre, a Escola Municipal de Trânsito deve ser instalada entre o CDL Hall e o Centro Olímpico. No local está prevista a instalação de um centro integrado de apoio às forças de segurança durante os grandes eventos executados na região como a ExpoCigra, Copa Inter Atléticas (CIA), Liga Interestadual Universitária (LIU), entre diversos outros.
Em entrevista recente à Radio JM, a chefe de educação no trânsito, Dalci Terezinha, conta que esse é um projeto analisado pelo Executivo há 23 anos e que deve ampliar as questões de educação no trânsito.
"Porque ela não vai atingir só a Semana Nacional de Educação no Trânsito, o Maio Amarelo. Você vai ter espaço lá para uma "Transitolândia", para receber crianças durante todo o ano, vai ter espaço para receber condutores de empresa, das nossas redes municipais, treinamentos, capacitação dos motociclistas. Dependendo muito do Legislativo do Município, a Escola Municipal de Trânsito pode atender inclusive condutores infratores que precisam fazer reciclagem", conta.
Ainda, conforme Coronel Alexandre Oliveira, o projeto está finalizado, feito pelo arquiteto e urbanista Marcondes Nunes Freitas, orçado em mais de R$3,5 milhões. “Vamos correr atrás desses recursos. Seria uma escola para formar condutores, formadores de autoescolas, educação de trânsito, para recepcionar os programas federais. Teremos ali a "Transitolândia" do município”, finaliza o titular da SDS.