Primeira parcela dos imunizantes cobre 10% do público prioritário
Vacinação contra a gripe (Foto/Arquivo JM)
A primeira remessa de imunizantes contra a influenza conta com 13.310 doses para Uberaba. O quantitativo representa 10% do esperado para a cidade ao longo de toda a campanha, que teve início nesta segunda-feira (25) e visa vacinar o público prioritário.
Em entrevista ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM, a coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, afirma que o quantitativo não contempla todo o público prioritário. Porém, a equipe já aguarda a segunda remessa. “A gente já aguarda o repasse da segunda remessa, mas nessa primeira nós recebemos esse quantitativo. Mas é satisfatório dentro dessa primeira semana, que é uma semana curta. Mas que a gente vai continuar trabalhando intensamente para atingir nosso público-alvo”, pontua.
A coordenadora ainda esclarece que a próxima semana já é esperada para a próxima semana e que é comum o recebimento fracionado das doses, devido ao espaço limitado na Central. “Essa vacina vem em remessas mesmo, a gente já tem o hábito de receber dessa forma. E gradualmente a gente vai recebendo, porque também não temos aqui espaço para comportar tudo de uma única vez”, afirma.
De acordo com Amaral, neste ano, o Estado baseou o número de doses a serem enviadas aos municípios a partir do Censo Demográfico 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Fez o cálculo baseado em cima do que a gente tem de censo e também do que a gente gastou nos últimos anos. Então, é feita uma média dentro disso e eles mandam o público-alvo especificamente dessa campanha, muito baseado nos grupos prioritários que a gente já tem. Todos eles têm um quantitativo específico e é feito de acordo com isso”, esclarece.
Ainda não há estimativa de quando a vacinação contra a gripe deve ser aberta para todo o público. Atualmente, podem ser vacinadas: pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além de profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento, funcionários e população do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e trabalhadores portuários.
Também está em andamento a imunização de idosos que vivem em instituições de longa permanência. “Esta semana nós já temos agendadas, à tarde, as vacinas para os agentes penitenciários. Então, já temos aqui o nosso itinerário pelo ‘Vacina Aqui’ para atender a todos e também vamos realizar as nossas atividades", finaliza.