Tablet com o sistema e-SUS (Foto/Prefeitura de Arapicara)
Secretária de Saúde Valdilene Rocha espera que melhorias no sistema de tecnologia da Prefeitura de Uberaba auxilie a pasta na melhora do ranking “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde. Expectativa é que a pontuação atualizada dos municípios seja divulgada em janeiro.
“A minha expectativa é que melhore, mas eu não posso ser hipócrita e dizer que espero um aumento bem alto. Até porque a gente sabe que transição de sistema é algo que traz diversas situações que podem acontecer, por exemplo, o sistema estar caindo toda hora”, menciona.
A menção sobre o sistema decorre em virtude de a Prefeitura de Uberaba gerenciar os acessos informatizados por meio da empresa Codiub. “Nós queremos que o sistema fique em nuvem e não em servidor, para não termos esse problema de cair e ficar fora do ar. Nós tivemos inconsistências, mas melhorou bastante e diminuiu as reclamações. O que eu mais peço para a Codiub é que dê atenção ao nosso sistema da atenção básica porque está caindo muito”, detalha.
O acesso a plataforma é vital para a melhora do ranking Previne Brasil, pois através dele a Secretaria Municipal de Saúde informa o Ministério da Saúde a quantidade de atendimentos realizados. Sem o funcionamento pleno é possível que haja subnotificação no município.