Ministério da Saúde amplia vacinação com dose bivalente para pessoas acima de 18 anos (Foto/TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO)
Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba iniciou ontem (25) a nova fase da vacinação contra a Covid-19 com a ampliação do público recomendado para receber a vacina bivalente. Todas as pessoas acima de 18 anos já podem se vacinar, desde que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes. Vale reforçar que é necessário respeitar o intervalo mínimo recomendado de 4 meses entre a vacina bivalente e a dose da monovalente. Restrito até agora a maiores de 60 anos, a procura pela vacina bivalente estava pequena, segundo a referência técnica da Central de Vacinação, Priscila Amaral.
Leia também: Fake news sobre vacinas voltam a circular e Estado reforça: "são seguras e salvam vidas"
A decisão do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), considera a disponibilidade de doses da vacina bivalente e a oportunidade de atualização da resposta imunológica de uma população maior frente às novas variantes da Covid-19. “Assim que recebemos a nota técnica, já organizamos a nossa estrutura e demos início à vacinação do novo público, tendo em vista a importância de que todos que estão dentro dessa nova faixa etária sejam imunizados”, pontuou Priscilla.
De acordo com ela, a procura está baixa, aquém do esperado. “A gente tem sentido nesses últimos dias uma queda considerável na procura pela vacina, principalmente comparando com as demais campanhas. Porque estamos tendo uma procura grande pela meningite, pela influenza, mas pela bivalente muitas vezes a gente não tem tido procura semelhante”, comentou Priscila. A Responsável Técnica atribui essa baixa procura ao fato de que muitos não deram o aprazamento ainda, de 4 meses da última dose, ou então não estavam dentro dos grupos prioritários. “Agora vamos continuar e esperamos atingir metas melhores”, conclui.