Viatura da PMMG (Foto/Ilustrativa)
Foi divulgado, neste mês, o anuário “Cidades Mais Seguras do Brasil”. Segundo a edição, o município de Uberaba está entre as cinco cidades mais seguras do ranking estadual. No ranking das unidades federativas mais seguras, Minas Gerais é o terceiro colocado. Em relação às regiões do país, a Sudeste pontua como a mais segura.
Em relação ao ranking por estado do Brasil, em Minas Gerais, Uberaba foi considerada a 5ª cidade mais segura. A primeira colocada é Lavras, seguida por Uberlândia, Varginha e Nova Lima. Nesta listagem, são considerados apenas municípios com população acima de 100 mil pessoas. Já em nível nacional, em relação às cidades com população de 200 a 500 mil habitantes, Uberaba ranqueia em 10º lugar.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, celebrou as colocações do Município no anuário e destacou o trabalho realizado em prol da Segurança Pública. “Desde quando assumi o Governo, priorizei estruturar e equipar nossa Guarda Municipal. Saímos de um veículo para 27 novas viaturas, novos equipamentos e um novo quartel. Essa estrutura permite mais segurança e avanços para todos nós”, afirmou.
Em relação aos estados, Minas Gerais é o terceiro colocado, sendo o primeiro Santa Catarina e o segundo, São Paulo. Já em referência às cinco regiões do Brasil, o Sudeste é considerado o mais seguro do país. Em segundo lugar, fica o Sul e em terceiro, o Centro-Oeste.
Metodologia - O anuário é fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. A publicação foi elaborada pela empresa MySide.
O principal indicador utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para calcular o índice, foram analisados os dados dos 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.