No próximo domingo (28), a Concha Cultural celebra o Dia Nacional do Choro com show do grupo “ChoroCultura e Convidados”, às 12h. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques" (FCU).
O grupo ChoroCultura foi fundado em novembro de 1994, após um bem-sucedido "tributo a Noel Rosa", no Teatro Municipal Vera Cruz. A demanda por novas apresentações levou à formação do grupo que, desde então, tem se dedicado à Música Popular Brasileira, com foco em choro, sambas e serestas.
O grupo é composto por Fausto Reis (cavaquinho e direção musical), Osmar Baroni (pandeiro), Irene D’ Aprile (voz), Álvaro Walter (saxofone), Gibinha (bandolim), Edu Saad (violão de 7 cordas) e Isnei Carlos (percussão geral). Dentre os convidados para o show estão: Dalton, no bandolim; Marvile Palis, na flauta; Reginaldo Costa, no saxofone, Ana Clara Rezende Morel, Bárbara Novais, Marcela Lacerda Caetano Genaro entre outros, e os alunos de cavaquinho da Escola de Arte e Cultura de Uberaba (Ecau).
“Será nossa Concha Cultural especial de abril e, com certeza, nossos grandes artistas locais estarão fazendo um lindo show, naquele clima de ‘chorinho’ que o uberabense adora”, disse o presidente adjunto da FCU, Alexandre Ferreira.
O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, uma data escolhida em homenagem ao aniversário de Pixinguinha (1897-1973). Esse gênero musical, embalado por instrumentos como bandolim, flauta e pandeiro, foi nomeado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em fevereiro deste ano.
A partir das 11h, a Concha Cultural estará com infraestrutura completa para acolher a comunidade. Na parte superior, estão os banheiros químicos e nas laterais da Concha, os food trucks oferecendo bebidas e alimentos. Na parte inferior, está localizada a academia ao ar livre.
(Foto/Divulgação)